Seja bem-vindo ao Portal LuzMG! É com muita alegria que agradecemos você pelo acesso ao nosso site!
18 de Novembro de 2017
Meio Ambiente
Lixo Eletrônico
Dar destino correto ao lixo eletrônico hoje é minimizar impactos futuros. Mas, como nos desfazer dele?
Natal, aniversário, formatura, data especial, aprovação em vestibular, concurso, enfim... São mil e um os motivos para comprar, dar ou se auto-presentear com um novo ou com seu primeiro eletroeletrônico: celular, microondas, geladeiras, MP3 player, notebook, câmeras digitais, televisores, impressora, smartphones, tablet, iPod, CD, DVD, etc...
Tudo bem, a vida moderna nos aproxima e às vezes até exige estarmos ligados a estas modernidades... Mas, do que são feitas estas maravilhas modernas? O que fazer com elas quando ficam obsoletas ou simplesmente param de funcionar ou de ser úteis?  Aí nos deparamos com o que fazer com o lixo eletrônico. Ele é o vilão do momento. Os resíduos eletrônicos, ou  e-lixo (e-waste nos USA) são a grande ameaça para uma boa qualidade de vida pois já representam 5% de todo o lixo produzido pela humanidade, e em sua composição são utilizados matérias de longa duração na natureza, metais nobre e algumas substâncias altamente poluidoras como mercúrio, cádmio, chumbo, cobre, arsênio, lítio, entre outras que  penetrando no solo  contaminam os lençóis freáticos, que conseqüentemente contaminarão plantas e animais através da água...chegando aos seres humanos.
Vivemos um momento delicado de escassez hídrica porque aprendemos a viver com abundância de água limpa.  Estamos aprendendo agora a viver com inquietante certeza de que água potável é finita. Dar destino correto ao lixo eletrônico hoje é minimizar impactos futuros. Mas, como nos desfazer dele?
Se você tem lixo eletrônico em Luz, aproveite para descartá-lo corretamente no 2º Mutirão de coleta do lixo eletrônico, dias 25 (quinta-feira) e 26 de fevereiro (sexta-feira). O Lixo Eletrônico será coletado nos pontos de coleta normal de lixo, segundo informações da SADEMA/ Sala Verde Pau-Terra/ Prefeitura de Luz.
 
Por: Irene Lamounier em 23 de Fevereiro
Email: irenelamounier@yahoo.com.br
VOCÊ É O VISITANTE N° 468023

CURTA NOSSA PÁGINA E FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES