Seja bem-vindo ao Portal LuzMG! É com muita alegria que agradecemos você pelo acesso ao nosso site!
5 de Julho de 2020
Notícias
Frente fria avança e leva chuva para região do Centro-Oeste de Minas
Segundo meteorologista, há tendência de chuvas em Divinópolis e região. Granizo cobriu parte de rodovia perto de Dores do Indaía.
Chuva de Granizo Dores do Indaiá MG-176 - 02 (Foto: Marciel de Lima/Arquivo Pessoal)

Moradores do Centro-Oeste de Minas já podem tirar o guarda-chuva do armário e se preparar para o período chuvoso que está previsto para a semana. Segundo o meteorologista Luiz Ladeia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma frente fria tem avançado do sul do país, enquanto a massa de ar quente está perdendo força.

A previsão nesta semana, de acordo com o especialista, é que haja chuvas e tempo nublado até quinta-feira (10), quando a massa de ar frio começa a perder força. O meteorologista ainda alerta que, mesmo com o início do período de chuva, ainda é cedo para falar se o nível de precipitação é o suficiente para encher os reservatórios de água.

Segundo o Luiz, a tendência nos próximos dias é que a temperatura abaixe com a chegada da frente fria continental. "De acordo com o quadro climatológico, as primeiras chuvas começam em setembro e elas estavam até um pouco atrasadas. A frente fria pegou toda a região [Centro-Oeste] e por isso houve a queda na temperatura. A expectativa é que haja tempo nublado e com chuvas até quinta-feira", disse.

Nesta terça-feira (8), a previsão em Divinópolis é mínima de 14ºC e máxima nos 34ºC, quadro que deve manter a média nos próximos dias. Segundo Luiz, a média máxima deve ficar em torno dos 28ºC com quedas intercaladas de chuvas. Ele explica que no início serão chuvas fracas, com intensificação em outubro e novembro. O clima chuvoso deve se tornar mais intenso em dezembro.

Ele explica que o atraso nas chuvas é devido a retenção da massa de ar frio na região sul do Brasil. "Em cidades do sul do país já está chovendo. A massa de ar seco estava muito ativa na região de Minas Gerais e por isso estava impedindo a chegada das chuvas. Mas ela tem perdido intensidade e deu início ao processo de frente fria. Agora a tendência é de muitas chuvas", explicou Luiz.

Chuva de Granizo
Na tarde desta segunda-feira (7), o internauta Marciel de Lima, da cidade de Dores do Indaiá, registrou uma chuva de granizo na MG-176. Segundo Luiz Ladeia, o fenômeno é normal, principalmente devido à intensidade com que a massa de ar quente apresentava na região. Porém, novas chuvas como esta não devem ocorrer nos próximos dias.

"Quando a frente fria avança, há um embate com a massa de ar quente e as gotículas não têm tempo de derreterem. Então, dependendo da massa de ar seco, pode haver a formação de pedras de gelo. As primeiras chuvas podem apresentar este fenômeno devido à mudança da atmosfera devido ao longo período seco, mas a tendência é que isso não ocorra novamente", explicou.

Previsão do Tempo
Segundo o Inmet, a previsão para esta terça-feira (8), em Divinópolis, é de temperatura mínima em torno dos 16ºC e de máxima nos 34ºC. Pela manhã, o clima é claro e parcialmente nublado, enquanto à tarde tem previsão de pancadas de chuvas e trovoadas isoladas.

Nesta quarta-feira (9), a temperatura mínima gira em torno dos 17ºC, com máxima fixada nos 27ºC. Durante todo o dia a cidade fica encoberta de nuvens e com pancadas de chuvas e trovoadas. O período chuvoso deve se manter até quinta-feira (10), com mínima de 17ºC e máxima de 25º.

As chuvas devem apresentar trégua somente na sexta-feira (11), quando a temperatura máxima sobre para 33ºC, mas o céu fica encoberto de nuvens. No sábado (12), a previsão é de mínima nos 20ºC e máxima de 32ºC, com céu também encoberto por muitas nuvens.
Fonte: G1 - Centro-Oeste - MG em 09 de Setembro
VOCÊ É O VISITANTE N° 680056

CURTA NOSSA PÁGINA E FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES