Seja bem-vindo ao Portal LuzMG! É com muita alegria que agradecemos você pelo acesso ao nosso site!
5 de Julho de 2020
Notícias
Prefeitura de Luz promove o Social: Idas e Vindas que reatam Laços Familiares
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal do Bem Estar Social e Habitação (SMBESH), vem atuando de forma contundente em prol das famílias luzenses
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal do Bem Estar Social e Habitação (SMBESH), vem atuando de forma contundente em prol das famílias luzenses.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS-Luz), ligado diretamente à SMBESH, configura-se como uma unidade pública, que oferta serviços especializados e continuados às famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos.

Em fevereiro de 2015, a equipe técnica do CREAS de Luz, foi acionada pela Polícia Militar, que relatou uma situação considerada dramática para os que presenciaram a cena. Um senhor de 58 anos, sem documentos, que disse se chamar Miguel, foi encontrado na guarita às margens da BR-262, próximo ao trevo de Luz, vivendo em condições desumanas.

O CREAS, baseado na garantia constitucional do Princípio da Dignidade Humana, acolheu o Sr. Miguel, que inicialmente necessitava urgente de cuidados básicos, como higiene pessoal e alimentação.

Após ser atendido e medicado no Hospital de Luz, foi amparado no Abrigo Senhora Aparecida, onde recebeu os primeiros cuidados. Já limpo e alimentado, o Sr. Miguel repassou às técnicas do CREAS, informações que ajudariam na localização de seus familiares.

Segundo o Sr. Miguel, ele é natural da cidade de Caçapava do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul e havia deixado sua família lá, há mais de 30 anos.

A equipe do CREAS, baseada nos dados fornecidos pelo Sr. Miguel, conseguiu localizar familiares em Caçapava do Sul e diante das informações desses familiares, com muita persistência, localizaram seus irmãos em Porto Alegre.

Foram 15 dias de muito diálogo, muita ansiedade e com a ajuda da equipe do CREAS de Porto Alegre, conseguiram realizar, finalmente, o reencontro da família.
Foto de celular - CREAS-Luz

A emoção do Sr. Miguel ao reencontrar a irmã, após 30 anos de separação foi tanta, que quem presenciou a cena não conteve as lágrimas de alegria.
 
Foto de celular - CREAS-Luz

Como se não bastasse o emocionante trabalho realizado pela SMBESH através do CREAS-Luz, pouco tempo depois, a Administração Municipal foi procurada pela Sra. Neide Barbosa, que buscava ajuda para reencontrar o filho, de 15 anos que havia ficado em Itaíba, no Estado de Pernambuco.

A Sra. Neide relatou ao Chefe do Executivo de Luz, que saiu de sua cidade natal em Pernambuco, em 2012, embarcando em um ônibus de rifeiros da vizinha cidade de Moema, em busca de uma condição de vida melhor, para posteriormente buscar os filhos que haviam ficado com parentes.

Mas as coisas não foram nada fáceis na sua chegada em Luz, no início ela abrigou-se em uma casa abandonada, onde permaneceu sem água e luz por mais de três meses.

Com a dificuldade de conseguir emprego, enveredou-se no álcool, até que, ao tomar consciência de que o caminho que seguia não a levaria a nada, voltou a procurar emprego, trabalhou em diversos locais, garantindo uma qualidade de vida mais digna, mas que não oferecia condições de realizar o sonho de trazer os filhos para Luz.

Em março de 2014, com a ajuda do companheiro, Jurandir Donizete, que conheceu em Luz, conseguiu buscar a filha Sara; mas o filho Romilton, hoje com 15 anos, ficou em Pernambuco. Neide então, sentindo muito a falta do filho, entrou em depressão profunda, quase a levando a óbito.

Sensibilizado com a história, o Prefeito de Luz, encaminhou a Sra. Neide para o Conselho Tutelar. Lá, relatou sua angústia para as Conselheiras, onde recebeu a promessa de que todos os meios legais seriam buscados para que a família se reunisse.

Em contato com o Conselho Tutelar de Itaíba/PE, o Conselho de Luz foi informado que eles conseguiriam enviar Romilton até a cidade mineira de Frutal, o que ainda não era suficiente, devido aos escassos recursos da Sra. Neide.

Nesse momento foi que entrou em cena o trabalho da Secretaria do Bem Estar Social e Habitação, que após avaliação criteriosa, enviou um carro até a cidade de Frutal, acompanhada da Conselheira Juliana, para realizar o sonho de unir mais uma família em Luz.

Hoje, graças ao esforço da Administração Municipal, através da SMBESH e Conselho Tutelar, a família se encontra unida e feliz.

Os filhos já estão matriculados na escola, receberam tratamento médico e odontológico e já estão inscritos no projeto Projovem, onde devem iniciar as atividades em breve.

A família compareceu ao gabinete do Prefeito, porque o jovem Romilton, fez questão de entregar nas mãos do Prefeito Ailton Duarte, uma carta de agradecimento, que segundo ele, seria pelo bem que toda a equipe da Administração fez pela sua família.
 

O Prefeito agradeceu a presença dos familiares reunidos e emocionado leu a carta recebida, afirmando: “Hoje é o dia mais feliz para mim, desde que assumi à frente do Executivo. A Administração está aí para atender a todos que nos procuram, nem sempre podemos atender da forma como queremos. Mas sempre que podemos e quando acontecem demonstrações como essa, não há como não se emocionar”.
 

A Secretaria do Bem Estar Social e Habitação funciona todos os dia de 8 às 11 hs e de 12 às 17hs, na Rua Guarim Caetano, 296, no centro.

Segundo o Secretário da SMBESH, Aldair Duarte (Pretinho do Zeca): “É sempre um prazer quando podemos atender e resolver os problemas de quem necessita da Secretaria. Estamos de portas abertas para toda a população. Todos os casos que chegam até nós, são analisados criteriosamente pela equipe do setor competente. Nunca deixamos o cidadão sem uma resposta. Quando a resposta é positiva, nós ficamos mais felizes que a pessoa contemplada.” Finalizou Pretinho.
 
Administração 2013/2016 – Investimento no Social, qualidade de vida para a família luzense.
 
Fonte: Prefeitura Municipal de Luz em 19 de Abril
VOCÊ É O VISITANTE N° 680071

CURTA NOSSA PÁGINA E FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES