Seja bem-vindo ao Portal LuzMG! É com muita alegria que agradecemos você pelo acesso ao nosso site!
19 de Janeiro de 2018
Notícias
Prefeitura zera lista de espera por vaga nas creches de Luz, todas as crianças serão atendidas em 2018
De acordo com a secretária, após o cadastramento realizado recentemente, a SEMECE constatou que o município tem hoje uma demanda reprimida de 204 crianças
Uma conquista inédita, desde a inauguração da Creche Escola Casulo Sorriso, no bairro Novo Oriente: “Nenhuma criança de Luz vai ficar fora da escola em 2018”, estas foram as palavras da secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes,  durante reunião ocorrida na noite de quarta-feira (20), no Centro Cultural Maestro José Botinha Maciel (Cinelux).
 

Além da secretária, o encontro contou com a presença do prefeito de Luz, diretoras, professoras, coordenadoras de creches, membros do conselho de educação, pais, responsáveis e muitas crianças.


De acordo com a secretária, após o cadastramento realizado recentemente, a SEMECE constatou que o município tem hoje uma demanda reprimida de 204 crianças, de 6 meses a 5 anos, aguardando vagas nas creches ou pré-escolas.

Por conta disso, a prefeitura de Luz tomou medidas necessárias para sanar o problema dessa demanda, que já existia há muitos anos.

Segundo a secretária, a Lei Federal estabelece o turno parcial para a educação infantil, não havendo obrigatoriedade do Poder Público Municipal, em fornecer vagas em período integral, tendo em vista que tal oferta depende da disponibilidade e discricionariedade da administração pública, que precisa administrar os seus escassos recursos para atender o maior número possível de crianças e garantir o direito à educação de todas, com base nos princípios da razoabilidade e proporcionalidade.

No entendimento da secretaria:  “A lei fala em turno parcial, mas precisamos compreender a nossa necessidade e a nossa realidade, meio período não atenderia as familias luzenses. O que acontece aqui em Luz é que temos mais de 200 crianças fora da educação infantil, então vamos solucionar esse problema,  trabalhando sempre dentro da legalidade e isso vai ser feito a partir de 2018”.

A secretária disse ainda, que contou com o empenho da Administração Municipal , para que nenhuma criança entre 6 meses e 5 anos, fique fora da sala de aula. Para tanto, foi realizado reestruturação do ensino infantil no município, com período integral para as crianças nas creches, atendendo a necessidade citada anteriormente.

A partir de 2018, o Pré-Escolar Municipal Cantinho do Saber receberá 100% das crianças de 4 e 5 anos em Luz. A Creche Drake Ghader Paulinelli, ficará responsável pelas crianças de 3 anos; enquanto que as Creches: Casulo Sorriso e Maria do Carmo, cuidarão das crianças de 6 meses a 2 anos.


Ao fazer uso da palavra, no final da reunião, o prefeito municipal disse que ficou muito preocupado, quando soube da demanda reprimida de crianças fora da escola em Luz, citando a complexidade da situação, pois o Estado não faz a parte dele, deixa tudo nas costas do município. Mas, por outro lado, a Administração não pode deixar nossas crianças fora da escola, pois crianças dessa idade, são responsabilidade do município e se o estado não vem cumprindo a parte dele, a Prefeitura de Luz cumpre a dela. Depois de muitas reuniões, o problema foi solucionado. Lugar de criança é na escola e a partir de 2018, todas as crianças de Luz serão atendidas.

Prefeitura de Luz - Educação, Cultura e Esportes - Garantias de nosso Futuro
Fonte: Prefeitura Muncipal em 26 de Dezembro
VOCÊ É O VISITANTE N° 481106

CURTA NOSSA PÁGINA E FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES