Seja bem-vindo ao Portal LuzMG! É com muita alegria que agradecemos você pelo acesso ao nosso site!
18 de Novembro de 2017
Casa Grande
Conhecida no passado por “Paço Municipal”, sede da primeira Câmara Municipal de “Villa Luz” e nossa primeira Prefeitura, era a residência do líder político do Aterrado, Coronel José Thomaz d’Oliveira, deixada a seu filho, Capitão Alexandre Dú, primeiro Agente Executivo (Prefeito) Municipal de Luz.
Em estilo neoclássico, construída no início do século XX (ou nos últimos anos do século XIX, não há data precisa sobre o período de edificação), é considerada uma réplica menor do Palácio do Catete, antiga sede do Governo Federal no Rio de Janeiro.
O prédio também sediou o Clube Recreativo Luzense e a “ALA” – Associação Luzense de Atletismo, nos anos de 1940 e 1950.
Serviu, ainda, de residência do médico e fazendeiro luzense, Dr. Josaphat Macedo, fundador da FAEMG e Prefeito de Mariana, por duas vezes.
Apesar da beleza de suas clássicas linhas arquitetônicas, a construção ameaçou ruínas. Felizmente, após longo processo de desapropriação e tombamento como patrimônio histórico, os poderes públicos projetam restaurá-la e estudam a melhor forma de preservá-la, dando-lhe uma destinação ligada a atividades culturais, que a comunidade tanto carece.

Iácones Batista Vargas
Pesquisador Luzense e Bacharel em Direito
VOCÊ É O VISITANTE N° 468023

CURTA NOSSA PÁGINA E FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES