Seja bem-vindo ao Portal LuzMG! É com muita alegria que agradecemos você pelo acesso ao nosso site!
18 de Novembro de 2017
Festa do Rosário
As festas do Rosário acontecem em Minas Gerais desde os primórdios do seu povoamento. No início do século XVIII, foram incorporadas ao ciclo folclórico. Em princípio, são comemoradas de agosto a novembro, mas existem exemplos de comemorações acíclicas. Foram organizadas desde o tempo da mineração do ouro quando também se deu o surgimento das Irmandades de N.S. do Rosário dos Negros. Durante o seu ciclo, acontece o chamado Reinado, que a cada ano é conduzido por um Rei e uma Rainha dos Rosários (eleitos no ano anterior) e sua corte.
Nesta, as guardas estão representadas nos diversos folguedos folclóricos que saem em cortejo pelas ruas da cidade.
Estes grupos se apresentam distinguindo-se um dos outros pelas coreografias, indumentárias e pela música que executam durante o bailado. O ciclo se desenvolve conforme a característica local, e a figura do festeiro é importante para a organização das manifestações culturais. Estas ainda são acrescidas por espetáculos pirotécnicos, levantamento de mastros com a bandeira de Nossa Senhora, ornamentação, culinária típica, música, dança e diversas apresentações dos folguedos folclóricos, destacando-se a Congada, Caiapós, Tapuiadas, Tamboril e outros grupos característicos de cada região.
Em Luz tornou-se tradicional a Festa de Nossa Senhora do Rosário, geralmente realizada no mês de agosto, comandados pela guarda de congos e moçambiques. Umas das festas do Rosário mais difundidas entre as de devoção em nosso estado.
Na época da realização da festa, Luz se transforma num grande palco, onde o colorido das vestes, o ruflar dos tambores, muitas vozes embaladas ao som de violas e reco-recos, cavaquinhos e sanfonas, misturam-se às rezas de nossa gente, tocando fundo o coração da Virgem do Rosário, Mãe e Rainha.
A multidão toma conta da Praça Congadeiro Antônio Eugenio, assistindo atentamente ao desfile dos cortes que trazem cada um a sua música, sua história, homenageando grandes personalidades do folclore luzense, um grande show, onde vemos resgatada nossa tradição.
VOCÊ É O VISITANTE N° 468023

CURTA NOSSA PÁGINA E FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES