Seja bem-vindo ao Portal LuzMG! É com muita alegria que agradecemos você pelo acesso ao nosso site!
22 de Setembro de 2017
Festa Junina
No Brasil as festas juninas surgiram com os índios, que realizavam rituais em junho para que a colheita fosse boa. Como estamos no hemisfério sul, em junho ocorre o solstício de inverno, com o dia mais curto e a noite mais longa do ano. Quando os portugueses chegaram aqui, no século 15, passaram a comemorar as festas juninas da mesma forma como faziam na Europa. Da mistura das comemorações dos índios com as dos portugueses, as festas juninas foram ganhando a forma que conhecemos hoje.
No Nordeste, a festa junina é uma das mais importantes do ano. Ela é comemorada nos sítios, paróquias, arraiais, casas e cidades. Caruaru, em Pernambuco, e Campina Grande na Paraíba, realizam as maiores festas juninas do Brasil. Em Caruaru, foi feito certa vez o maior cuscuz do mundo, que pesava 700 quilos, como está registrado no livro dos recordes! No Sul e no Sudeste, podemos destacar danças como o jongo e o samba rural, que animam ainda mais a festa junina, e a gostosa presença, principalmente no Sul, de pratos à base do pinhão, fruto regional.
Em Luz, as Festas Juninas já são tradicionais nas Escolas Municipais, Estaduais e Particulares, muita pipoca, canjica, fogueira e várias brincadeiras ao som animado do Forró, homenageando São João, São Pedro e Santo Antônio, movimentando as tardes das escolas, com a participação dos pais, amigos, onde as crianças, as mais animadas da festa, apresentam a quadrilha organizada com muito bom gosto e carinha pela direção, professores e alunos das escolas.
É Luz, resgatando sempre o folclore, as tradições, valores, culturas, sempre com a participação da família e da comunidade.
Com maior ou menor destaque, as festas juninas ainda são realizadas em todas as regiões do Brasil e representam uma das manifestações culturais mais importantes e ricas do nosso povo.
VOCÊ É O VISITANTE N° 457246

CURTA NOSSA PÁGINA E FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES