Seja bem-vindo ao Portal LuzMG! É com muita alegria que agradecemos você pelo acesso ao nosso site!
22 de Setembro de 2017
Palácio Episcopal
Sede do governo diocesano, seu nome oficial é “Paço d’Assumpção”, como pode ser visto nos ladrilhos do piso na varanda da entrada principal.
No estilo greco-romano e com fachada rica em detalhes, foi edificado entre os anos de 1918 e 1921, sob a liderança e direção pessoal do virtuoso Padre Joaquim das Neves Parreiras. Todo o material utilizado em sua construção foi transportado no lendário carro de boi, adquirido pelo santo sacerdote para as obras da Diocese do Oeste de Minas, recém-criada pelo Papa Bento XV, através da Bula “Romanis Pontificibus”, de 08 de julho de 1918, data essa que denomina a via onde se localiza: “Rua Oito de Julho”.
Inaugurado em 21 de abril de 1921, quando da instalação do Bispado de Aterrado, funcionou como residência oficial do primeiro bispo, Dom Manoel Nunes Coelho. Continua abrigando os escritórios e arquivos da Cúria Diocesana até os dias atuais.
O torreão, que lhe confere ainda mais elegância, retirado na década de 1930, quando comprometia a estrutura física do prédio, foi reinstalado por Dom Belchior Joaquim da Silva Neto em 1986, quando se inaugurou a “Galeria Diocesana”. Localizado no porão do prédio, o “mini-museu”, que preserva a memória histórica e eclesiástica de Luz, reúne imagens e objetos sacros, além de inúmeras fotografias e um harmônio-eletrônico de rara beleza, presente do Conde de Afonso Celso ao Bispo de Aterrado.

Iácones Batista Vargas
Pesquisador Luzense e Bacharel em Direito
VOCÊ É O VISITANTE N° 457248

CURTA NOSSA PÁGINA E FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES